fbpx
14 Set

A opinião dos outros e a autoestima

opinao_dos_outros_nunocortez

Já pensaste como a tua autoestima e a importância que dás à opinião dos outros determinam o teu caminho?

Muitas vezes, quando tomamos a decisão de seguir caminhos alternativos e abrir portas, que até agora estavam fechadas, desafiando-nos a sair da nossa zona de conforto, procuramos, ainda que de forma não explicita, conforto nas opiniões com os mais próximos, sejam amigos ou família.

Afinal são as opiniões dos outros…

Abrimos o nosso coração, partilhamos as nossas vontades, os nossos desafios, e esperamos ouvir palavras de apoio, para sentirmos reforçadas as nossas decisões.

Afinal são as opiniões dos outros….

O caminho vai continuar a ser feito por nós e não pelos outros. Se ouvimos o que queremos sentimo-nos mais fortes e confiantes.

E se as opiniões são destrutivas e nos fazem duvidar das nossas escolhas? Como vamos reagir?

Talvez seja importante analisar como lidamos com as nossas frustrações e medos. São apenas emoções, mas que exigem mais de nós. Põem à prova a nossa autoestima.

É neste momento, que a qualidade da nossa autoestima vai determinar as nossas ações.

Se a nossa autoestima for baixa, as opiniões dos outros, podem se transformar em sentenças para o nosso futuro. Mas não tem de ser assim…

Afinal são as opiniões dos outros….

Se a nossa autoestima for saudável, podemos até ficar tristes e um pouco frustrados, mas vamos seguir com o nosso caminho, com determinação.

Sabemos que nem sempre as coisas podem ser fáceis e correr tudo da forma que idealizamos, mas sabemos que vamos seguir em frente, enfrentando dúvidas e receios.

Vamos abrir as portas as portas que até agora estavam fechadas e descobrir o que existe mais além?

Afinal são as opiniões dos outros e quem define o nosso caminho somos apenas nós!