Hipnose o que é?
A hipnose é um processo que recorre à indução de um estado modificado de consciência, caracterizado por uma atenção extremamente concentrada e, eventualmente, por um profundo estado de relaxamento (transe), sendo uma ferramenta poderosa para obter respostas relativamente a momentos do passado que condicionam o momento presente e futuro.
É um conjunto de técnicas que permitem ressignificar eventos passados e condicionar novos comportamentos e novos significados mais potenciadores.
A situação de transe hipnótico pode ser comparada a algumas situações do quotidiano, como quando alguém se sente completamente absorvido pela leitura de um livro ou pelo visionamento de um filme.

O que acontece durante a hipnose?
Sob hipnose, a pessoa predispõe-se à receção de sugestões, sejam elas de visualizações, tarefas metafóricas ou directas.
Um estado em que o sujeito permanece acordado, experimentando sensações, sentimentos, podendo mesmo percepcionar imagens, regressões, ou experimentar sensações de forma mais concentrada ou imaginada, bem como anestesia, analgesia e outros fenómenos.
O sujeito fica mais interno, mais focado, eventualmente mais acordado, relativizando ou desligando-se de percepções externas, sem perder o seu estado de alerta.
Hipnoterapia o que é?
A hipnoterapia é o conjunto de práticas que usam a indução de um estado de hipnose para aplicação de técnicas terapêuticas.
O nosso trabalho segue uma linha orientadora inspirada numa abordagem terapêutica cognitivo-comportamental, bem como uma metodologia terapêutica assente na abordagem da liberatação emocional e ressignificação de eventos da vida.
Esta abordagem facilta o trabalho terapêutico a nível da estabilização emocional e capacitação para a vida.
Mitos sobre a hipnose
Mito #1 Aquele que hipnotiza domina a mente do hipnotizado
A Hipnose é um estado alterado de consciência. Através de um conjunto de técnicas permite que seja alcançado um estado de relaxamento físico e mental.
No entanto, o paciente está completamente em controlo de todo o processo, filtrando tudo aquilo que eventualmente não fizer sentido.
Para que a Hipnose aconteça é necessário que o hipnotizado queira e se permita participar no processo.
Qualquer sugestão que entenda ser prejudicial, nociva ou que afeta a sua identidade, valores ou crenças são bloqueadas.
O paciente está sempre em controlo da situação.
Mito #2 A Hipnose vai deixar-me inconsciente
Em hipnose não estarás a dormir, desmaiado ou sem o controle. Apesar de ser um estado de relaxamento (muito agradável, por sinal), a tua mente está em constante estado de concentração, foco e alerta. Ficas com a consciência de tudo aquilo que é falado e de tudo aquilo que fazes. Caso o operador te dê alguma sugestão para tu esqueceres algo, a tua mente se lembrará disso futuramente, pois a hipnose não apaga memórias. Por isso, nas sessões procuramos RESSIGNIFICAR a forma como encaras as tuas memórias. Se mudamos a forma como te sentes sobre determinado evento, não importa quantas vezes essa situação vem à memória. Irás sentir-te melhor ou indiferente sobre esse tema.
Mito #3 Posso ficar preso durante o transe hipnótico
Não corres o risco de ficar preso no transe hipnótico!
Esse risco não existe pelo simples facto de o transe não ser um local físico.
O transe é um estado de hiperconcentração da tua mente acompanhado do estado de relaxamento do corpo que só é mantido enquanto o operador o fomenta e quem está a ser alvo de hipnose o permitir.
Mesmo em níveis mais profundos da hipnose sairás do transe quando quiseres.
Mito #4 A Hipnose É apenas para quem tem poder especial
A Hipnose não é um poder! Algumas pessoas ainda acreditam nisso.
Acreditam que a Hipnose é uma força mística possuída pelo hipnotista e que é usada contra outra pessoa.
Hipnose é uma técnica de acesso ao subconsciente que permite utilizar todos os recursos da sua mente através da experiência já vivida.
O controlo está sempre na pessoa que está a ser alvo de hipnose.