O que é a PNL ou PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA

Provavelmente Já ouviste falar sobre o termo PNL ou Programação Neurolinguística e ainda não sabes o que é a PNL.

descobre finalmente o que é a PNL?

Para compreendermos melhor que é a programação neurolinguística (PNL) precisamos de compreender a história da mesma e como ela nasceu.

No princípio dos anos 70, na universidade de Santa Cruz na Califórnia, John Grinder, professor associado de linguística Generativa da Universidade e Richard Bandler, estudante de informática e aprendiz de Terapia Gestalt, fascinados pela genialidade e resultados dos psico-terapeutas Fritz Pearls, Virgínia Satir e do psiquiatra Milton Erickson, codificaram os seus padrões de comportamento e comunicação.

Nasceu assim uma tecnologia que assenta os seus principios na observações de comportamentos de excelência, na codificação dos mesmos e aplicação a outras pessoas.

Com a PNL podemos obter os mesmos resultados de excelência através da replicação dos comportamentos das outras pessoas.

Nuno Cortez sob o olhar atento do mestre Dr. John Grinder

Tudo é uma interpretação subjetiva da realidade

A PNL assenta no princípio que a realidade tal e qual nós a conhecemos é apenas uma interpretação subjetiva. Não existe apenas uma realidade. Existem várias realidades possíveis (a de cada um de nós) perante uma determinada situação específica.

Perante por exemplo, uma montanha russa (a mesma realidade) dois amigos podem ter interpretações distintas da mesma. Um pode ficar super emocionado e excitado pela ideia de andar na montanha russa e, o outro, poderá ter uma sensação de medo e perigo. A mesma realidade e duas interpretações distintas da mesma.

Afinal o que condiciona as nossas interpretações da realidade? O que condiciona a realidade que cada um de nós experiencia são as vivências e aprendizagens de cada um ao longo da vida. Tudo o que já vivemos condiciona a nossa interpretação subjetiva da realidade e essa interpretação subjetiva da realidade pode ser alterada, através da reprogramação mental das aprendizagens que nos condicionam. É isso que a PNL nos permite fazer. Criar novas interpretações da realidade, mais potenciadoras, para podermos viver de forma plena e realizada a nossa vida.

ESTADOS EMOCIONAIS E RESULTADOS

As interpretações da realidade condicionam os teus estados emocionais. E o estado emocional é a chave para tudo o que tu alcanças ou não na tua vida. O estado emocional que é condicionado pela tua interpretação da realidade, vai determinar os recursos emocionais que estão disponíveis, os teus comportamentos e os teus resultados.

Com a PNL podemos reprogramar os nossos filtros, eliminando medos e crenças limitadoras. Podemos finalmente viver de uma forma mais alinhada com o que desejamos para as nossas vidas.

A REALIDADE filtrada pelas minhas EXPERIÊNCIAS DE VIDA vai determinar uma REALIDADE SUBJETIVA e o ESTADO EMOCIONAL em que vou abordar essa mesma realidade, condicionando os RECURSOS EMOCIONAIS que vão estar disponíveis e os COMPORTAMENTOS que vou adotar nessa situação determinando os meus RESULTADOS.

A Programação Neurolinguística é utilizada por todo o tipo de profissionais em todo o mundo (treinadores, jogadores, médicos, professores, psicólogos, coaches, gestores, comerciais e todos os que querem desenvolver as suas capacidades profissionais) para traçarem um caminho para o sucesso.

E tu? Já conheces o nosso programa de formação Certificação Internacional Programação Neurolinguística?