Hipnoterapia Nuno Cortez

HIPNOSE

A hipnose é um processo que recorre à indução de um estado modificado de consciência, caracterizado por uma atenção extremamente concentrada e, eventualmente, por um profundo estado de relaxamento (transe), sendo uma ferramenta poderosa no tratamento de determinadas perturbações, fobias, alívio da dor, etc.

A situação de transe hipnótico pode ser comparada a algumas situações do quotidiano, como quando alguém se sente completamente absorvido pela leitura de um livro ou pelo visionamento de um filme – estas poderão ser consideradas situações de transe leve.

Sob hipnose, o sujeito predispõe-se à recepção de sugestões, sejam elas de visualizações, tarefas metafóricas ou directas.

Este estado pode ser auto-induzido (auto-hipnose) ou com a ajuda de um operador (hetero-hipnose).

HIPNOTERAPIA ou HIPNOSE CLÍNICA

É o conjunto de práticas que usam a indução de um estado de hipnose para aplicação de técnicas terapêuticas.

O meu trabalho segue uma linha orientadora inspirada numa abordagem terapêutica cognitivo-comportamental, bem como uma metodologia terapêutica assente na abordagem dos 4Cs:

– Crenças/convicções – trabalho de reprogramação

– Condicionamentos – identificação de traumas e reflexos condicionados para estabilização e descondicionamento

– Competências – identificação e encaminhamento para ou ensino e treino de novas competências (comunicacionais, mentais, comportamentais, etc.)

– Comportamentos – identificação e activação de novas dinâmicas comportamentais

Esta abordagem facilta o trabalho terapêutico a nível da estabilização e da sugestão – vertente analítica (passado) e vertente comportamental (presente e futuro).