fbpx
17 Ago

Somos aquilo que pensamos

Business Coaching

Somos aquilo que pensamos

Muitas das vezes somos confrontados com dúvidas, pensamentos limitadores e bloqueadores. Dores do passado, coisas que fizemos bem, outras que nem por isso. A verdade é que cada vez mais acredito que somos aquilo que pensamos.

Vamos analisar como funciona o cérebro. Quando está a guiar o seu carro está a desencadear uma sequência ou uma combinação de redes neurológicas. Estas redes trabalham em conjunto de forma automática… Afinal de contas tantas vezes que já conduziu um carro. Os neurónios que trabalham juntos para uma determinada ação ficam ligados.

O nosso cérebro é um produto do passado. É o nosso registo vivo de tudo que aprendemos e vivemos até ao momento presente da nossa vida.

Aprender é o que acontece quando os neurónios se agregam para formar ligações sinápticas e estas em redes neurológicas.

Quando aprende, ou interage com o mundo exterior, vai deixar marcas biológicas no seu cérebro. As experiências que vive reforça os circuitos do cérebro, mas também criam emoções.

Felicidade
Business Coaching

O que são emoções?

As emoções podem ser consideradas como um feedback químico das experiências passadas. Quanto mais forte a emoção associada, quantas mais impressões duradouras ficam registadas no seu cérebro, e é assim que se formam as memórias de longo prazo.

Somos aquilo que pensamos?

Quantas mais vezes repetir um pensamento e uma emoção, mais esses neurónios se unem e vão manter essa ligação a longo prazo.

Os seus sentidos ligam-no ao mundo exterior e, ao viver um evento emocional altamente carregado, positivo ou negativo, esse momento fica registado neurologicamente no seu cérebro, na forma de uma memória.

Quando pensa em algo, inicia-se no seu cérebro uma reação bioquímica que faz com que o cérebro liberte certos sinais químicos. É desta forma que pensamentos imateriais se materializam.

O que acontece é que estes “mensageiros químicos” fazem com que o seu corpo se sinta exatamente da mesma forma que estava a pensar.

Life Coaching Sucesso Nuno Cortez

Um ciclo sem fim?

Assim que se sentir de determinada forma, vai provavelmente gerar mais pensamentos semelhantes ao que está a sentir, e irá libertar mais químicos no seu cérebro que o vão fazer sentir da forma como está a pensar.

Encontra-se de repente num ciclo em que os seus pensamentos e o seu corpo (sentimentos) se autoalimentam.

Desafio

O desafio que lhe lanço, consiste em estar mais atento aos seus pensamentos, e encontrar pensamentos que sirvam melhor os seus propósitos e objetivos de vida.

Recorde-se que, pensamentos se materializam no seu corpo e dessa forma acaba tornando-se naquilo em que pensa.

Nuno Cortez Método RECRIIAR

Se gostava de controlar melhor os seus pensamentos e gerar melhores resultados, frequente um dos nossos cursos da área de desenvolvimento humano.