nuno-cortez-o que é hipnose

O que é Hipnose?

Não é mais do que uma focalização da nossa consciência que fica como que estreitada, dirigida a um só tema. Este estado que dizemos “modificado de consciência” e que assim pensado, pode parecer algo estranho, acontece, no entanto, a todos nós no dia-a-dia, quando deixamos a nossa mente vaguear e nos alheamos do que rodeia.
Neste estado a pessoas deixa de ter o habitual sentido crítico ou céptico, aumentando a sua receptividade a sugestões.

Em todas as situações de utilização de hipnose, é a própria pessoa que está a ser tratada que vai ajudar ativamente, encontrando as suas próprias resoluções, que normalmente no seu estado de consciência habitual nunca as consideraria possíveis.

As técnicas utilizadas são o relaxamento profundo, utilizando a respiração, a visualização ou imaginação ativa, a regressão, a dessensibilização em relação a medos e fobias e técnicas de modificação da percepção da dor com recurso à utilização imaginária de uma substância analgésica, ou mesmo à visualização da remoção do fenómeno causador da dor.

Existem contra-indicações?

Desde que praticada por um profissional com experiência, a hipnose é uma terapia segura, sendo que sob hipnose clínica a pessoa nunca pode ser forçada (ou sugestionada) a fazer algo que seja contra os seus princípios morais e a sua vontade. As pessoas mantém o controlo durante toda a sessão, lembrando-se habitualmente de tudo o que se tenha passado. A hipnose processa-se num estado acordado.

Tu podes aprender as ferramentas para usares este estado a teu favor (auto-hipnose) e para usares com os teus pacientes, na nossa CERTIFICAÇÃO INTERNACIONAL em Hipnose.

Artigos relacionados