Recomeçar sempre e quando necessitares

Hoje, dia do meu aniversário é dia de celebrar o nascimento, mas também o dia de nos lembrarmos quem somos e das batalhas que já superamos.

Eu gostava de partilhar contigo um pouco da minha história de vida.

Decidi fazê-lo, pois, espero poder inspirar outras pessoas a superarem-se e a fazerem mais pelas suas vidas.

Não sou melhor ou especial. Todos nós temos momentos desafiantes nas nossas vidas. Todos nós passamos por dificuldades.

O que fazemos nesses momentos é que determina o nosso futuro. Quando aceitamos que somos os donos do nosso caminho, não há nada, nem ninguém, que nos possa impedir de seguir o caminho que decidimos para a nossa vida.

Em 2011 o meu propósito de vida ficou claro para mim: Ajudar as outras pessoas a viver melhor e serem felizes.

Em 2010, foi o início de uma dura batalha… A minha companheira dessa altura, foi diagnosticada com leucemia. Tínhamos acabado de ser pais, e esse momento tão especial, desapareceu rapidamente perante uma doença de nome tão assustador.

Passei por vários momentos desafiantes e marcantes na minha vida até essa data:
• Casei-me em 1997 com 23 anos e em 2001 divorciei-me
• Estive desempregado em 2003
• Casei novamente em 2005 (Sónia)
• Em 2007 criei a empresa Key Centro de Formação
• Em 2010 fomos pais
• Em 2010 a Sónia adoeceu gravemente com leucemia
• Em 2010 dediquei-me de corpo e alma à minha 2ª esposa Sónia e à minha filha Francisca. Vendi a Key Centro de Formação (Key Corporate)

Como tudo aconteceu?

O dia 3 de junho de 2010 marcou o início de uma luta titânica contra uma leucemia mieloide aguda. Foi o início de uma batalha sem tréguas.

O internamento e isolamento da minha esposa Sónia… As dúvidas… As incertezas… O sofrimento… As pequenas vitórias. A superação de vários desafios que mesmo assim não foi suficiente.

Em novembro de 2010 os médicos já tinham feito o que podiam com base nos protocolos terapêuticos. A Sónia iria para casa morrer.

Não desistimos! Procuramos opções para um desfecho diferente!

Conseguimos com medicação experimental (com base em estudos realizados nos EUA) que a doença da Sónia entrasse em remissão e que a Sónia fizesse um transplante de medula. Em dezembro de 2010 a Sónia receber um transplante de medula de uma das suas irmãs.

Em janeiro de 2011 uma ótima notícia. A doença tinha entrado em remissão completa!

Em fevereiro de 2011 mais um golpe duro. Uma recidiva! A doença tinha regressado a toda a força. A verdade é que continuamos a lutar até não ser mais possível.

A 2 de junho de 2011, um ano depois do início da dura batalha, a Sónia pode finalmente descansar. Acabou por falecer em Madrid após uma última tentativa desesperada para a salvar.

Seguiram-se dias de dor, perda, sofrimento, de desnorte. Seguiram-se também dias de fortes convicções. Tinha o direito de chorar por 15 dias. Após esse prazo iria reerguer-me rapidamente e continuar com a minha vida e cuidar da minha filha da melhor forma.

Lutei contra o senso comum. Deixei de me importar com a opinião dos outros. O que me interessava era fazer o que tinha de fazer para ficar bem.

Passei a praticar corrida. Passei a fazer caminhadas na natureza. Conheci pessoas fantásticas que me ajudaram a superar esse momento difícil.

A verdade é que passados 5 meses estava com a minha vida pessoal totalmente refeita.

A vida continuou…

Em 2012, mudei de emprego – Abaco Consulting

Em 2017 lancei um novo projeto empresarial Abaco Academy

Em 2018 decidi dedicar-me ao meu propósito de vida – Ajudar os outros a terem vidas melhores.

Foi assim que nasceu o projeto Nuno Cortez Desenvolvimento Humano

As dificuldades da vida não nos devem impedir de sonhar. Podemos (re)começar de novo sempre e quando necessitarmos!

Sejam felizes!

Artigos relacionados