fbpx
05 Abr

Como atingir os meus objetivos?

Processo Coaching GPS Nuno Cortez

A metáfora do GPS

Como atingir os meus objetivos?

Hoje quero falar-vos da metáfora do GPS. Esta metáfora é especialmente importante quando quero determinar como atingir os meus objetivos. Utilizo esta metáfora frequentemente quando explico aos meus clientes como é o processo de coaching.

O GPS? Sim eu explico melhor…

Primeiro explico-lhes o processo. Sei onde estou? Sei onde quero chegar? Sei como lá chegar?

O como lá chegar é clarificado com o meu trabalho como coach. Como atingir os meus objetivos? E aí a metáfora encaixa mesmo bem.

Então é assim… Começo por lhes falar num dia normal de trabalho.

Quando estou a sair de casa penso para onde quero ir e qual será o melhor caminho.

Sou fã do GPS porque realmente me ajuda a chegar aos locais que pretendo, no menor tempo possível.

Voltando ao processo, sei onde estou e sei onde quero chegar. Só falta saber qual o melhor caminho.

O melhor caminho

O melhor caminho é determinado no início da viagem, mas a meio da viagem uma nova rota pode ser delineada. Por exemplo, se há muito trânsito em determinada via, o GPS procura alternativas e sugere que sigamos por outra via menos movimentada. Ou seja, só sabemos qual o melhor caminho quando já iniciamos a viagem e começamos a experimentar diferentes opções.

Na vida é exatamente igual. Se temos um objetivo a alcançar então podemos definir qual o melhor “caminho” para o atingir. A verdade é que podemos ser obrigados a mudar esse mesmo “caminho” várias vezes. O importante é termos presente que a cada “caminho” menos positivo, podemos sempre encontrar novos “caminhos” que nos levem ao nosso objetivo final.

Esse é o meu trabalho como coach, ou seja, ajudar os meus clientes a encontrarem os melhores “caminhos” para atingirem os seus objetivos.

E tu? Sabes qual é o melhor caminho para alcançares os teus objetivos?