fbpx
04 Mar

A única coisa que precisa para ser feliz

Nuno Cortez Coach Felicidade

A chave da felicidade sempre foi alvo de debate ao longo dos tempos. O que é preciso para sermos felizes?

Alguns podem dizer fama, outros riqueza, outros a fonte da juventude. A nossa cultura é uma cultura típica de desejos e necessidades. Quantas vezes pensamos que para sermos felizes, precisamos daquele carro, daquela casa, daquele emprego.

Quando fiz 40 anos “tive” que comprar o meu carro de sonho para ser feliz. E isso tornou-me realmente mais feliz? Confesso que não.

Todos nós em alguma fase das nossas vidas já passamos por isto. Todos nós já cobiçamos algo.

A felicidade real e duradoura vem de algo completamente diferente. Algo simples e atingível. E, no entanto, continuamos a nos deixar iludir.

Tipos de felicidade que não duram

  1. Ter o que quero: Penso que já deverá ter ouvido a frase “Como é que eu tenho tudo que sempre quis e mesmo assim sou infeliz?” Conseguir o que quer pode trazer prazer, mas isso não o vai fazer feliz. É muito comum encontrar pessoas com elevada riqueza que se encontram desiludidos.
  2. Baixar as expetativas: Talvez a felicidade se atinja baixando as expectativas. Se não espera alcançar grandes coisas, não se pode dececionar. Um ajuste simples às nossas expectativas, pode nos trazer felicidade de curto prazo, mas é passageiro. Ao fim de pouco tempo sentimos que a nossa vida não tem significado.
  3. “Picos” na vida: Sentimos felicidade quando conquistamos um objetivo difícil. Se já correu uma maratona, se já subiu uma montanha, ou fechou um negócio muito importante, conhece aquele sentimento de pura alegria. Um estado de pico de felicidade pode ser poderoso e significativo, mas é passageiro. Depois de chegar ao topo, em algum momento, irá voltar ao seu dia-a-dia normal.

Afinal qual é a solução para uma felicidade contínua? A evolução!

Se não está a evoluir está infeliz. A felicidade que é verdadeira e duradoura está associada à evolução, ao progresso continuado.

Se está a evoluir, na sua carreira, na sua vida pessoal, no desporto, emocionalmente ou espiritualmente, está a crescer como pessoa e isso faz com que se sinta feliz. Por outro lado, se se sente estagnado a sensação de infelicidade estará presente.

O que procura para a sua vida? Deseja perder peso, deseja mudar de emprego, lançar um novo negócio, melhorar o seu casamento, melhorar o seu relacionamento?

Se definir objetivos e, passo a passo, for evoluindo na direção deles, a felicidade estará presente. A evolução faz-nos sentir bem e felizes!

Pronto para ser mais feliz?