Vais desistir dos teus sonhos?

giraffe-1959110

NO ARTIGO DESTA SEMANA VAMOS FALAR DE SONHOS. OS SONHOS QUE COMANDAM A VIDA… OU SERÁ QUE É O MEDO QUEM COMANDA A VIDA?

És capaz de pensar que a vida é muito difícil. És capaz de pensar que és incapaz de mudar ou controlar a tua vida.

Além disso o mundo muda muito rapidamente. O que é desconhecido hoje será em breve conhecido. O mundo está cada vez mais a mudar mais depressa, tornando-se volátil, incerto, complexo e ambíguo.

Como pensas que não controlas a tua vida e ainda por cima o mundo muda muito rapidamente, é uma tentação desistir dos teus sonhos, certo?

Acontece que os sonhos são o combustível da vida. 

Se olhares para trás tinhas muitos sonhos. Tudo era possível e imaginavas que podias mudar o mundo.

Depois acontece o que eu chamo “a vida”. Eventos que nos dificultam aparentemente a evolução e o atingir os nossos sonhos. A determinada altura aceitamos que não merecemos sermos felizes, que os sonhos não são para nós e lentamente e gradualmente começamos a deixar de viver.

A verdade é que muitos de nós já morreram para a vida. Muitos “morrem” aos 30 e são enterrados aos 90 anos. Desenvolvemos crenças que nos impedem de evoluir, ficamos presos em eventos do passado. Vivemos o que chamamos fracassos e ficamos cada vez mais “presos” a uma vida monótona, repetitiva, sem chama, sem prazer, sem nada…

Quais os motivos que nos levam a desistir?

Desistir é o mais comum e as principais causas estão relacionados com crenças limitantes que construímos e aceitamos na nossa vida.

  • Umas pessoas têm medo do fracasso e quando “falham” a primeira vez reforçam esse medo e desistem: “Eu simplesmente não sou sirvo para isto”, “Eu já sabia”, “Para quê fui fazer isto” e aceitam que serão sempre assim.
  • Outras pessoas não acreditam nelas próprias. E normalmente estão rodeadas por pessoas que têm os mesmos pensamentos e comportamentos. Se queremos lutar pelos nossos sonhos temos que nos ouvir a nós e esquecer os outros. Os outros estão a viver a sua vida e tu a tua.
  • Outras têm falta de consistência. O processo de crescimento pessoal é um processo que pode ser muito consumidor de energia. Os resultados por vezes demoram a aparecer e as pessoas ficam desiludidas por ainda não ter alcançado os objetivos e acabam por desistir. Por vezes estás quase a atingir os teus sonhos e acabas por voltar para trás. O importante é colocares o foco no caminho que estás a fazer e menos no resultado final, ok?
  • Outras gostariam de ter a certeza de que o seu esforço e energia despendida irá ter resultados positivos. Só que nós sabemos que nada é certo. Nada é seguro. O que é certo é que se nada fizeres irás continuar no mesmo registo de vida.

porquê deves continuar e não desistir?

O que deves fazer para “lutar” pelos teus sonhos?

  1. Toma consciência de quais são os teus sonhos. Escreve. Sonha acordada. Tornar presente os teus sonhos e coloca-os num local onde os possas ver todos os dias impedindo que os mesmos caiam em esquecimento. Depois define estratégias e caminhos possíveis para que esses sonhos se tornem uma realidade.
  2. Se investas desculpas deixa de o fazer. Se sabes que são desculpas já sabes que no fundo tu sabes que podes fazer diferente. E se fizeres diferente estarás mais perto de mudar a tua vida. Sabes que se fizeres sempre as mesmas ações irás ter os mesmos resultados. Se queres resultados diferentes deves mudar as tuas ações.
  3. Encontra o teu propósito e vive de acordo com esse propósito. Os teus sonhos estarão certamente alinhados com esse propósito e irão ajudar-te a estares motivada.
  4. Os desafios e obstáculos existem para serem superados. Sempre que tens desafios ou obstáculos e os superas ficas mais forte, mais bem preparada para os desafios seguintes. Desafios são forma de nos desenvolvermos se assim os aceitarmos como tal. Se os vês como problemas não te podes ajudar. Em vez de problemas vê desafios e disfruta do teu processo de desenvolvimento pessoal enquanto os superas.
  5. Celebra pequenas vitórias porque significam que estás no bom caminho.

Já sabes que tu podes tudo desde que assim o queiras. Se te limitas dificilmente irás viver uma vida satisfatória e de acordo com o teu potencial. 

Investe nos teus sonhos e na tua felicidade. Sabes que tu és a pessoa mais importante da tua vida e se não lutas pela tua felicidade estás à espera de que os outros o façam por ti?

Partilha comigo o que fez sentido para ti deste artigo. O que vais fazer diferente a partir de agora?

Deixo-te um abraço e votos de felicidade. Recordo-te que a vida são apenas dois dias e um dia desses dias é para acordares…

Artigos relacionados