As 6 competências essenciais de um líder

6 COMPETENCIAS LIDER

As 6 competências essenciais de um líder

Conheces as seis competências essenciais de um líder para inspirar e motivar qualquer pessoa?

Os seres humanos são extremamente complexos e diversos. Todas as experiências vividas por cada um de nós, torna-nos um ser completamente único.

E por esse motivo é que se torna difícil motivar as outras pessoas. Todos nós temos personalidades, desejos e necessidades diferentes, e isso significa que todos temos aspetos diferentes que nos fazem mover.

Se tens dificuldade em motivar os outros, então talvez estejas consciente dos desafios envolvidos.

A verdade é que nós temos tudo o que necessitamos para saber liderar. Apenas precisamos de aprender como o fazer e colocar em prática. Tu podes aprender a desenvolver as competências para motivar e inspirar as outras pessoas de modo que possam ir mais longe e alcançar o que jamais sonharam.

Conhece aqui as seis competências essenciais para motivar qualquer pessoa.

#1. SER VERDADEIRO

6 COMPETENCIAS LIDER - VERDADEIRO

Se te estás a perguntar como podes motivar outras pessoas, não procures respostas além do teu próprio exemplo. Grandes líderes levam a sério a citação: “Seja a mudança que você deseja ver no mundo”.

Todos esses grandes líderes foram alimentados por sua própria crença inabalável em si mesmos. Eles sabiam o que queriam e se propuseram a alcançá-lo. As pessoas são atraídas pela certeza. Quando descobres a tua paixão na vida e deixas alimentar o teu fogo interior, motivar os outros é mais natural, porque eles se sentirão atraídos pela tua energia e paixão.

#2. ESCUTA ATIVA

6 COMPETENCIAS LIDER - ESCUTA ATIVA

Como podes motivar os outros sem os ouvires? A verdade é que nunca serás capaz de inspirar os outros a agirem se fores tu quem está a falar o tempo todo. Ouvir é essencial. Isso mostra que estás interessado no que os outros têm a dizer e que te preocupas com a vida deles.

Ouvir profundamente é mais do que apenas “ouvir” alguém. É um estado ativo que requer concentração e foco. Afasta-te do telefone e do computador para dares total atenção à outra pessoa. Mantém um bom contato visual e pratica o espelhamento para que se sintam seguros e compreendidos. Dá feedback verbal e não verbal. Aprende a ouvir para saberes motivar os outros.

#3. FAZER PERGUNTAS

6 COMPETENCIAS LIDER - PERGUNTAS

Dar o feedback certo é tão importante quanto ouvir profundamente. Quando fazes as perguntas certas, és capaz de criar uma conexão e descobrir os sonhos e desejos mais íntimos do outro – e, finalmente, descobrir como motivar os outros.

Mostra interesse pela vida da outra pessoa. Pergunta pela sua família, seu parceiro ou seus planos de fim de semana. Essas perguntas geralmente mostrarão o que é mais importante para eles. Descubra se fazem alguma espécie de voluntariado, praticam desporto ou adoram ler um bom livro. As atividades recreativas revelam características como compaixão, competitividade e desejo de aprender coisas novas – e podes aproveitar essas características para inspirar outras pessoas.

#4. FLEXIBILIDADE

6 COMPETENCIAS LIDER - FLEXIBILIDADE

As pessoas respondem de maneira diferente a motivadores diferentes. As pessoas também têm diferentes estilos de comunicação, como quadros de referência internos e externos e tendências para procurar semelhanças ou diferenças. Motivar os outros é adaptar o teu estilo de liderança para te adequares a diferentes personalidades e estilos de comunicação.

Antes de mais é importante conheceres o teu estilo natural de liderança. Em seguida, podes dedicar-te ao desenvolvimento de competências associadas às tuas áreas menos fortes, como habilidades de coaching ou o uso de elogios e encorajamento. Quanto mais flexível fores adaptando-te a diferentes estilos de liderança, mais vais conseguir motivar realmente os outros.

#5. DEFINIR METAS

6 COMPETENCIAS LIDER - DEFINIR METAS

Parece contraditório, mas atribuir responsabilidades é a chave para motivar os outros. Mostra que confias neles e acreditas que eles têm as competências necessárias para fazer o trabalho. O que acontece na maior parte dos casos é que eles vão querer corresponder às tuas expectativas. Como acontece com qualquer outra coisa que envolva liderança, a comunicação eficaz é essencial para garantir que obtenhas o resultado desejado.

Estabelece metas desafiante e claras que sejam atingíveis com base no conjunto de habilidades e experiência da pessoa. Metas muito fáceis não os motivam a melhorar, mas metas muito difíceis podem frustrá-los e, na verdade, fazer com que percam a motivação. As metas certas fornecem apenas o empurrão de que precisam para darem o melhor de si.

#6. SABER APOIAR

6 COMPETENCIAS LIDER - SABER APOIAR

Motivar os outros não é apenas fazer discursos inspiradores ou escrever uma declaração de visão incrível da empresa. Trata-se de acompanhar e fornecer o suporte de que as pessoas precisam para atingir os seus objetivos. Significa fornecer as ferramentas físicas e os programas de que precisam para ter sucesso, mas também fornecer suporte emocional. Pergunte-lhes como os podes ajudar e que estás disponível para os apoiar

Quando as pessoas alcançam metas, elas ganham confiança. Quando ganham confiança, começam a acreditar em si mesmos – e se sentem inspirados para realizar ainda mais. Grandes líderes são o catalisador para despertar a paixão interior. Em seguida, eles usam essa chama para iluminar o caminho certo. No final das contas, eles inspiram outros a se tornarem líderes, passando a chama para ajudar ainda mais pessoas.

Agora que conheces as seis competências essenciais para liderar o que vais fazer diferente? Qual o teu próximo passo?

Artigos relacionados