17 Abr

Foco no que controlo?

Nuno Cortez Foco

O foco

Hoje volto ao tema do foco e da importância que este tema tem na nossa vida.

O que normalmente acontece, no nosso dia-a-dia, é colocarmos o nosso foco em temas que não estão sob o nosso controlo.

Estas situações causam um enorme stress e uma sensação de frustação. Se determinado assunto não está sob o nosso controlo e colocamos o nosso foco e energia nesse tema, o que vamos conseguir? A resposta é… Nada! Vamos apenas colocar o nosso sistema em stress e frustação.

Para melhor entender este conceito considere a imagem seguinte:

Nuno Cortez Foco Controlo

 

A matriz do foco

Quando foca a sua atenção em temas que não controla (zona laranja), em temas como por exemplo, o comportamento dos outros, está a desperdiçar a sua energia. Todas as suas ações em temas que não estão sob o seu controlo. não irão produzir quaisquer resultados. É um verdadeiro desperdicio de energia.

Nas situações que não estão sobre o seu controlo, a atitude mais ecológica para si mesmo é abandonar esses temas. Se não controla não deve colocar o seu foco. Entre em modo de poupança (zona azul).

Os temas que podem ser controlados por si e que nos quais não coloca o seu foco, representam um potencial de crescimento (zona verde).

Finalmente, se controla determinado tema e se coloca o seu foco nesse assunto está a desenvolver a sua atividade na zona que eu chamo de Alta Performance (zona vermelha).

É nesta zona que deve colocar a sua energia. Nos temas que realmente estão ao seu alcance e que dependem de si, 

Da próxima vez que estiver a sentir-se bloqueado pergunte-se a si próprio: Este tema está sob o meu controlo? Eu posso realmente fazer alguma coisa para o mudar?

Se está sob o seu controlo, ótimo. Coloque a sua energia nele.

Se não está sob o seu controlo, esqueça-o. Não vale a pena perder tempo com ele.

É importante determinar com exatidão para onde o seu foco está a ser direcionado, quais sentimentos que cria e quais escolhas que está a fazer como consequência direta.

O desafio que lhe deixo hoje é tornar consciente o processo de colocação do seu foco. Foco no que controlo?

Envie-me os seus comentários, dúvidas e pensamentos para coach@nunocortez.com

No próximo artigo vou falar-lhe de uma outra ferramenta que o vai ajudar neste tema do foco e da obtenção de resultados.

Facebook Comments