fbpx
14 Abr

Depois ou Agora?

Nuno Cortez Procrastinação

Procrastinação

Quem conhece esta palavra? Na verdade, esta palavra, ou o que ela representa, é responsável por adiarmos mudanças e concretizações na nossa vida.

Procrastinar consiste no diferimento ou adiamento de uma ação.

O ato de procrastinar pode resultar em stress, sensação de culpa, perda de produtividade ou vergonha em relação aos outros. Isto acontece pois existe uma sensação de que não está a cumprir com as suas responsabilidades e compromissos.

Embora a procrastinação seja considerada normal, pode torna-se num problema quando impede a evolução na sua vida.

Então como podemos evitar ou superar a procrastinação?

Deixo-lhe 10 sugestões para ser bem-sucedido.

1. Dividir para conquistar

A famosa expressão de dividir o problema às fatias.

Quando olha para a sua lista de tarefas a realizar sente stress, pressão ou sobrecarga? Em vez de ver as suas tarefas como algo gigante, difícil e monstruoso, divida as suas tarefas em itens menores e realizáveis. Vai ver que é mais fácil concluir a tarefa maior.

2. Faça uma gestão criteriosa do seu tempo

Reconhece aquelas tarefas de curta duração (10 a 15 minutos) que aparentemente são rápidas de tratar, mas que no final do dia lhe roubaram imenso tempo. Será que as conhece tratar de forma sequencial e de preferência ao final do dia? Organize as suas tarefas por ordem de importância deixando as de menor importância para o final do dia.

3. Defina deadlines

Defina e cumpra os deadlines atribuídos a cada atividade. Se cumprir os deadlines definidos para cada uma das tarefas ou subtarefas todo o seu trabalho estará organizado e dentro dos prazos.

4. Reúna toda a informação e recursos necessários antes de iniciar uma tarefa/ projeto

Tenha todos os recursos à mão antes de iniciar. Desta forma não existem desculpas para atrasos e adiamentos de trabalhos.

5. Identifique o que irá beneficiar por finalizar as suas tarefas

Irá ter mais tempo livre para atividades de lazer no fim de semana? Poderá ter mais tempo disponível ao final do dia para a sua família?

6. Procure formas de se autorecompensar quando completa as suas tarefas

O prémio pode ser algo simples como por exemplo para ver um episódio da sua série favorita. Qualquer motivação extra ajuda na superação da procrastinação.

7. A melhor forma de terminar é iniciar

É muito provável que encontre pequenas tarefas que lhe permita iniciar um determinado projeto. Ao iniciar um trabalho a sua motivação vai aumentar porque estará mais parte de o concluir.

8. Inicie pelas tarefas menos agradáveis

Esta abordagem vai permitir que o resto das atividades pareçam mais simples e menos intimidantes.

9. Comunique as suas intenções

Ao comunicar as suas intenções de finalizar uma determinada tarefa ou projeto, vai colocar sobre si uma “obrigação” de não falhar. Pode acreditar que resulta.

10. Uma tarefa de cada vez

Inicie e termine cada tarefa de forma sequencial. Muitas atividades em paralelo causam o efeito de pressão, desorientação e desorganização.